Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

INSS não poderá cessar benefícios assistenciais por falta de inscrição no CadÚnico

Decisão veda cessação de BPC até que seja elaborado e implementado plano efetivo de publicidade e informação

Publicado por Camila Maschion
há 5 anos


Em decisão proferida no dia 19 de Dezembro de 2018, o Juízo da 6ª Vara Previdenciária de São Paulo deferiu medida cautelar para determinar que a União e o INSS se abstenham de interromper o pagamento dos benefícios assistenciais de prestação continuada aos seus beneficiários por falta de cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em 08.07.2016, foi editado o Decreto 8.805/2016, que introduziu o artigo 12 no Decreto 6214/2007, que regulamenta o Benefício de Prestação Continuada – BPC, prevendo a obrigatoriedade de que o interessado se inscreva no CadÚnico, para que possa fazer jus ao BPC.

Por meio da Instrução Operacional Conjunta SENARC/SNAS no 24 de 08/03/2017 estabeleceu-se o prazo final de 31/12/2018 para regularização e cadastramento de todos beneficiários.

Todavia, segundo informações constantes da decisão, hoje cerca de 1.768.358 beneficiário do BPC (38,34%) ainda não estão incluídos no CadÚnico. Nesse sentido, no entender da Juíza que prolatou a decisão, há ineficiência quanto a publicidade e promoção dos cadastros, razão pela qual eles [os beneficiários] não podem ser prejudicados com a suspensão de seu benefício, sem contar que se tratam de idosos e pessoas com deficiência que necessitam do benefício assistencial para sua sobrevivência.

Assim, a Magistrada determinou que a União e o INSS se abstenham de cessar os benefícios assistenciais até que se desincumbam de elaborar e implementar plano efetivo de publicidade e informação, que leve em conta as peculiaridades dos beneficiários, bem como que fiscalizem seu efetivo cumprimento pelos Municípios.

A decisão produzirá efeitos em todo território nacional.

Fonte: https://previdenciarista.com/noticias/inss-nao-podera-cessar-benefícios-assistenciais-por-falta-de-i...

  • Sobre o autorAdvogada Previdenciarista - @prevempauta
  • Publicações14
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-nao-podera-cessar-beneficios-assistenciais-por-falta-de-inscricao-no-cadunico/661712607

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)